sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

                UTILIDADE PÚBLICA

                Minhas amigas e amigos,

                Muitas vezes, não conhecemos nossos direitos. A partir de hoje, uma vez por semana, colocarei neste meu pequeno espaço  diversas dicas que nos ajudarão a viver melhor e com cidadania.
                Hoje, apenas trarei algumas DICAS para nós todos, a seguir:

    1 - Certidões:
 





          Já está em funcionamento o cartório eletrônico. O site vai ajudar as pessoas a pouparem tempo na hora de tirar cópias de certidões de nascimento ou de casamento, assim como cópias de certidões de óbito e protestos, que também podem ser solicitadas pela internet.
           Para concluir a solicitação, é preciso apenas efetuar o pagamento do boleto bancário emitido pelo site. O documento será entregue na residência da pessoa, via Sedex.
               MAIORES INFORMAÇÇÕES;www.cartorio24horas.com.br.
2) - Auxílio à lista (sem pagamento de taxa): discar 08002800102. Não precisamos gastar dinheiro.Evite utilizar o número 102, cuja taxa por ligação é de 1,20 (um real e vinte centavos).

3) -  Multa de trânsito: infração média ou leve – se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos doze meses, não precisa pagar multa. Dirija-se ao DETRAN local e peça formulário para converter a infração em advertência – art. 267, do CTB, preenchendo o sobredito formulário. Levar xerox da CNH e a notificação da multa. Em trinta dias, você receberá, pelo correio, a advertência por escrito. Perderá os pontos, mas não pagará o valor da multa.
4) - Documentos roubados: fazer BO (boletim de ocorrência). Não tem que se pagar taxa alguma:Lei 3.051/98.
     A mesma lei acima nos dá o direito, em caso de furto ou roubo (apresentando o BO), à isenção da taxa de segunda via  de habilitação, carteira de identidade e Licenciamento Anual de Veículo –

 
           Por enquanto, é só.

           Voltaremos semana que vem com outras dicas úteis.
         
           Abços.

           Geraldo de Castro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário