sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016


                             UTILIDADE PÚBLICA



        Vou repetir aqui o e-mail que recebi de um amigo, cujo conteúdo pode interessar a muita gente. Não sei se foi extraído

 de um blog. Mas, se isto aconteceu e se o blogueiro reclamar, este texto será retirado imediatamente.
Ei-lo:

         O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM UM BANHEIRO

        Tido para algumas pessoas como um dos lugares mais agradáveis da casa, onde se pode sentar, refletir, chorar e falar consigo mesmo.O banheiro tem um grande inimigo que pode fazer com que pequenos hábitos,aparentemente inofensivos,se transformem em grande focos de doenças: a umidade. É ela, a umidade, a responsável pela alimentação de fungos e bactérias.
Mas claro que a umidade não é a única vilã do banheiro; ela é apenas a principal: Veja na lista abaixo algumas coisas que costumamos fazer no banheiro, mas que não deveríamos fazer.

 1- Dar descarga com a tampa do vaso aberto

       Pode parecer besteira para alguns, quando na verdade é de uma obviedade tão absurda que não se sabe como muita gente nunca parou para pensar nisso: Por mais que seja lindo ver as fezes descendo pelo vaso sanitário e seja emocionante dar tchauzinho para o nosso amigo do interior, dar descarga com a tampa do vaso aberto faz com que milhões de coliformes fecais se espalhem pelo ar, indo parar em todos os objetos do banheiro, como escova de dentes ou cabelos e superfícies diversas.

2 - Usar toalhas de rosto... no rosto

 
      O grande problema de se usar toalhas de rosto no rosto, é que normalmente ela fica no banheiro para que todos usem. Ficam muito tempo úmidas, o que acaba virando criadouro de bactérias.
      O ideal seria o uso de toalhas de papel. Mas, como muitas pessoas podem ter dificuldades em adquirir e expor esses produtos em recipientes adequados, deve-se então trocar as toalhas de rosto diariamente.
        Exagero? Bem. A transmissão do vírus de diversas doenças e vírus, como o do HPV, é possível através do contato com uma toalha de rosto ou de banho contaminada. Pense nisso.


3 - Sabonete em barra:
Sabia que até sarna pode se alojar em sabonetes? Sinceramente, não se pode confiar nem mesmo naqueles que possuem ação bactericida e desinfectante, pois os mesmos não protegem contra a ação bactericida. Tenha sempre preferência por sabonetes líquidos, Mas, caso goste mais dos sabonetes em barra, compre um de uso exclusivamente seu e deixe o líquido para os visitantes.

4 - Pegar na maçaneta depois de lavar as mãos:

        Essa vale mais para banheiros públicos do que propriamente para o banheiro de nossa casa. Afinal,não p
recisamos ser tão paranoicos... a não ser que se tenha uma festa na casa... com muitas pessoas.
    Banheiro público tem toda a sorte de gente e muitas delas nem mesmo lavam as mãos, ou lavam mal lavadas. Use um papel para abrir a maçaneta.

5- Cesto de roupas sujas no banheiro.
Banheiro... umidade...escurinho... quentinho... Pois é: deixar roupas sujas em cestos de banheiro que normalmente são todos furadinhos, é um prato cheio para fungos, bactérias e outros coisinhas mais,além de causar um certo mau cheiro.

O certo é deixar em outro local e lavar o quanto antes.


6- Roupas intimas secando no Banheiro

Além de ser constrangedor, deixar calcinhas e cuecas recém lavadas no banheiro é um hábito de desatenção na higiene... A umidade certamente vai fazer com que a peça demore mais para secar e criar um bela colônia de bactérias que mais tarde podem contaminar as partes íntimas.

Seque suas calcinhas em local arejado e, de preferência, onde bata um solzinho.

7-Escovas de dente guardadas na pia:

É muito comum deixar as escovas de dentes em cima da pia do banheiro, seja jogada na bancada ou dentro de porta-escovas. Esse é um grande perigo.Não se esqueça de que a primeira coisa que foi dita aqui foi sobre coliformes fecais,que voam da privada para diversos lugares. Pois é. Um perigo deixar a escova exposta dando mole.

Escova vai na boca, portanto nada de guardá-la molhada.Dê sempre uma batidinha nela na pia para sair todo o excesso de água, guarde-a de preferência usando a capa protetora e guarde-a dentro do armário do banheiro.E, na hora de usar, lave-a.

8- Tapete no box.

Uma simples pergunta: quantas vezes se lava aquele tapete que fica dentro do box do banheiro? Somente quando se faz a faxina completa do banheiro, certo? Pois é, só que é errado. Eles acumulam uma quantidade absurda de lodo, fungos e,claro, bactérias. O se lava diariamente com água sanitária ou o risco de pegar doenças sinistras nos pés é grande.

9- Tomar banhos quentes


De fato, uma ducha quente é uma delícia, mas não se deve exagerar. Existe uma camada protetora da pele chamada camada córnea, e tomar muitos banhos por dia, principalmente se a temperatura do chuveiro estiver alta, acaba retirando essa camada, deixando-a exposta para as bactérias presentes no banheiro, nos tornando mais suscetíveis a doenças. Portanto
, evite banhos muito quentes e não tome tantos banhos por dia.

10- Guardar maquiagens

A mesma vilã de sempre: evite guardar as maquiagens e seus apetrechos de aplicação, como pincéis etc em cima da pia, ou até mesmo dentro do armarinho do banheiro. Esse hábito pode, além de criar bactérias , diminuir a vida útil dos produtos: Prefira locais secos e arejados, de preferência bem frescos.

Obs: recebi, por e-mail de um amigo, os conselhos acima descritos e repasso-o, por achá-los úteis para todos nós.

 Abços.

Geraldo de Castro Pereira

--

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário